Os melhores locais de Moçambique a visitar após ganhar a lotaria

Moçambique é um país deslumbrante, com uma posição geográfica privilegiada, que faz fronteira com o oceano Índico, a Tanzânia, a Zâmbia, o Zimbábue e a África do Sul. E, tal como esses, também Moçambique é um destino de eleição para quem gosta de natureza, especialmente a observação de animais selvagens e Safaris. Mas há mais. Moçambique, enquanto antiga colónia Portuguesa, tem ainda um legado histórico e cultural único em África, que é uma mais-valia para todos os visitantes e turistas.

Se ganhou a lotaria e está excitando em descobrir mais de Moçambique, então prepara-se para uma experiência plena e inesquecível. E nós ajudamo-lo com os melhores 5 locais do país a visitar, que são obrigatórios para qualquer turista. E, se for também o seu caso, não se esqueça de ler sobre os 5 melhores locais em África para visitar se for milionário. Provavelmente vai ficar deslumbrado com alguns locais que não conhecia ou não tinha ainda ouvido falar.

Maputo

Não poderíamos começar esta lista sem ser por Maputo, a capital de Moçambique. Até porque esta é a porta de entrada no país. É uma cidade com um charme e uma personalidade própria, de dimensões generosas e com quase 1 milhão de habitantes. Combina diferentes estilos arquitectónicos, tem vários parques e mercados e até diferentes ilhas na costa para descobrir. Em Maputo é visita obrigatória a estação ferroviária do início do século XX, com a sua fachada verde absolutamente marcante, assim como o Forte de Maputo, que remonta ao período da ocupação portuguesa. Além disso, não deixe de visitar o Jardim Botânico de Tunduru e a famosa Casa de Ferro, projectada por Gustav Eiffel - esse mesmo, o que projectou a Torre Eiffel, em Paris -, que foi a casa do governador-geral. Aproveite ainda a estadia na capital moçambicana para jogar na lotaria nacional e, quem sabe, aumentar a sua sorte.

Arquipélago de Bazaruto

O Arquipélago de Bazaruto é a jóia da coroa da costa moçambicana, que tem mais de 2 mil e 500 quilómetros. São cinco ilhas muito procuradas por visitantes e turistas, em pleno oceano Índico, com água cristalina de azul-turquesa e uma vida marinha rica e diversa. As praias quase desertas, exceptuando os flamingos cor-de-rosa, oferecem uma paisagem deslumbrante, ideal para o seu Instagram, mas há mais: baleias, golfinhos e dugongos, um pacato mamífero marinho da família dos manatins. O mergulho e o snorkeling são outras das actividades obrigatórias em Bazaruto, até porque estamos a falar de uma zona com importantes corais, onde vivem mais de 2 mil espécies registadas. 

Parque Nacional da Gorongosa

Conhece o Premier Loto de Moçambique? É aqui que pode estar a sua sorte grande, que lhe abrirá as portas para a fortuna que o levará a Moçambique e ao Parque Nacional da Gorongosa, uma das maiores maravilhas do país. São mais de 4 mil metros quadrados de biodiversidade, incluindo mamíferos como elefantes, hipopótamos, antílopes e, claro, o rei da selva, o leão. É um ecossistema fundamental do continente africano e, claro, um paraíso para todos aqueles que amam a natureza. Não se esqueça de levar consigo os seus binóculos para tirar o máximo proveito deste parque nacional e área protegida de Moçambique, que pode atravessar de jipe, em Safaris guiados, ou de caiaque, ao longo das suas águas calmas. 

Xai-Xai

Xai-Xai, que durante os tempos colo mais se chamou de Vila Nova de João Belo, é a capital da província de Gaza e uma das povoações mais pitorescas de Moçambique. Situada a 200 quilómetros a norte da capital de Maputo, Xai-Xai tem-se desenvolvido como principal pólo de atração turístico, que apresenta um outro lado de Moçambique. É ainda um importante mercado de agricultura e de peixe, mas são as suas praias banhadas pelo oceano Índico que fazem as maravilhas dos visitantes. Já conferiu os últimos resultados da lotaria? Quem sabe se não está já milionário e poderá marcar as suas férias em Xai-Xai, passando os dias a mergulhar nas suas águas cristalinas e por entre os seus corais de recife. E não se esqueça de visitar a fonte de Wenela, com os seus jactos de água que sobem vários metros no ar.

Ponta do Our

Já a chegar à África do Sul, no sul de Moçambique, está localizada a cidade de Ponta do Ouro. Este é um luxuoso resort turístico, com uma praia paradisíaca, que é um autêntico pedaço de céu na Terra. Aqui encontra a acomodação de 5 estrelas, ideia para quem tem fortuna para gastar. Não admira que se tenha tornado no destino turístico de excelência de Moçambique na última década. Se procura um local para descansar e relaxar, esta é a melhor opção. E, claro, pode ainda nadar com os golfinhos ou, simplesmente, apreciar o mais impressionante pôr-do-sol de todo o país.

Regressar a todas as notícias →